(AFA - 2008)
As questões de 45 a 49 referem-se ao Texto III. Leia-o atentamente para respondê-las.
Texto lll
Durante debate recente em uma universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do Distrito Federal e [3] ex-Ministro da Educação, Senador Cristovam Buarque, foi [4] questionado sobre o que pensava da internacionalização [5] da Amazônia.
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que reservas financeiras [9] sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar que esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
Nos seus debates, os atuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida.
Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de comer e de ir à escola. [24] Internacionalizaremos as crianças tratando-as, [25] todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazônia.
Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. [33] Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa.
Só nossa!
(http://www.culturabrasil.org/amazoniadobrasil.htm)
Analise as proposições a seguir.
I - A postura humanista a que se refere Cristovam Buarque está diretamente condicionada à exigência social de preservar o patrimônio cultural e natural da humanidade.
II - Em “Internacionalizaremos as crianças, tratando-as, todas elas, não importando...“ (linhas 24 e 25) a expressão destacada relaciona-se ao complemento verbal, a fim de enfatizar o tratamento desigual dado às crianças.
III - No trecho destacado em “Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro...” (linha 33) Cristovam Buarque insinua a postura unilateral e materialista daqueles que defendem a internacionalização da Amazônia.
IV - O sintagma “... sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.” (linhas 4 e 5) acrescenta uma circunstância à locução verbal foi questionado (linha 3).
V - O verbo queimar (linha 9) vem acrescido de outro significado, paralelo ao de sua incidência anterior.
Estão corretas apenas
I, II e IV.
II, III e V.
I, IV e V.
III, IV e V.