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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(AFA - 2008)As questes de 45 a 49 referem-se ao Te

(AFA - 2008)

As questões de 45 a 49 referem-se ao Texto III. Leia-o atentamente para respondê-las.

 

Texto lll*

Durante debate recente em uma universidade, nos
Estados Unidos, o ex-governador do Distrito Federal e ex-
Ministro da Educação, Senador Cristovam Buarque, foi
questionado sobre o que pensava da internacionalização
[5] da Amazônia.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego
provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores
globais. Não podemos deixar que reservas financeiras
sirvam para queimar países inteiros na volúpia da
[10] especulação.

Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a
internacionalização de todos os grandes museus do
mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França.
Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças
[15] produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar que
esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural
amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um
proprietário ou de um país.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

Nos seus debates, os atuais candidatos à presidência dos
[20] EUA têm defendido a idéia de internacionalizar as reservas
florestais do mundo em troca da dívida.

Comecemos usando essa dívida para garantir que cada
criança do mundo tenha possibilidade de comer e de ir à
escola. Internacionalizaremos as crianças tratando-as,
[25] todas elas, não importando o país onde nasceram, como
patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.
Ainda mais do que merece a Amazônia.

Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do
mundo como um patrimônio da humanidade, eles não
[30] deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar,
que morram quando deveriam viver.

Como humanista, aceito defender a internacionalização do
mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro,
lutarei para que a Amazônia seja nossa.
[35] Só nossa!

(http://www.culturabrasil.org/amazoniadobrasil.htm)

*Os números entre colchetes correspondem ao número da linha.

 

Leia as afirmações sobre o texto e assinale como (V) verdadeira ou (F) falsa.

( ) Se feito o plural de educação, internacionalização e
guardião, em apenas duas delas obter-se-á a mesma
forma encontrada no plural de decisão.
( ) Na linha 6 encontramos um adjetivo no grau comparativo
de igualdade.
( ) A próclise existente na linha 15 é facultativa.
( ) Em “Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como patrimônio...” (linhas 28 e 29) a substituição de as crianças pelo pronome oblíquo ficará tratarem-as.
( ) Mantendo a mesma voz verbal, pode-se dizer que “... belas peças produzidas pelo gênio humano” (linhas 14 e 15) corresponde à produziram-se belas peças.

 

Assinale a seqüência correta.

A

V – V – F – F – V

B

F – F – V – V – F

C

V – F – F – V – F

D

F – V – F – F – V