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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(AFA - 2008)Responda s questes de 50 a 59 de acord

(AFA - 2008)

Responda às questões de 50 a 59 de acordo com o Texto IV.

 

Texto IV

Carta do Índio Chefe Seatle, “Manifesto da Terra-Mãe”

“Como podeis comprar ou vender o céu, o calor da terra?
A idéia não tem sentido para nós.
Se não somos donos da frescura do ar ou do brilho das
águas, como podeis querer comprá-los? Qualquer parte
[5] desta terra é sagrada para meu povo. Qualquer folha de
pinheiro, cada grão de areia nas praias, a neblina nos
bosques sombrios, cada monte e até o zumbido do inseto,
tudo é sagrado na memória e no passado do meu povo. A
seiva que percorre o interior das árvores leva em si as
[10] memórias do homem vermelho.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Nós sabemos que o homem branco não entende o nosso
modo de ser. Ele não sabe distinguir um pedaço de terra
de outro qualquer, pois é um estranho que vem de noite e
rouba da terra tudo de que precisa. A terra não é sua irmã,
[15] mas sua inimiga, depois de vencida e conquistada, ele vai
embora, à procura de outro lugar.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

O ar é inestimável para o homem vermelho, pois dele
todos se alimentam. Os animais, as árvores, o homem,
todos respiram o mesmo ar. O homem branco parece não
[20] se importar com o ar que respira. Como um cadáver em                                                                                                                                                   

decomposição, ele é insensível ao mau cheiro. Mas se vós
venderdes nossa terra, deveis recordar que o ar é precioso
para nós, que o ar insufla seu espírito em todas as coisas
que dele vivem. O vento que deu aos nossos avós o
[25] primeiro sopro de vida é o mesmo que lhes recebe o último suspiro.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Sou um selvagem e não compreendo como o fumegante
cavalo de ferro possa ser mais importante que o bisonte,
que nós caçamos apenas para sobreviver. Que será dos
[30] homens sem os animais? Se todos os animais
desaparecem, o homem morrerá de solidão espiritual.
Porque o que suceder aos animais afetará os homens.
Tudo está ligado. 

Deveis ensinar a vossos filhos que o solo que pisam são
[35] as cinzas de nossos avós. Para que eles respeitem a terra,
ensina-lhes que ela é rica pela vida dos seres de todas as
espécies. Ensinai aos vossos filhos o que nós ensinamos
aos nossos: Que a terra é a nossa mãe. Quando o homem
cospe sobre a terra, cospe sobre si mesmo. De uma coisa
[40] nós temos certeza: A terra não pertence ao homem
branco; o homem branco é que pertence à terra. Disso nós
temos a certeza. Todas as coisas estão relacionadas como
o sangue que une uma família. Tudo está associado. O
que fere a terra fere também aos filhos da terra.
[45] O homem não tece a teia da vida; é antes um dos seus
fios. O que quer que faça a essa teia, faz a si próprio.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

Esta terra tem um valor inestimável para Ele, e ofender a
terra é insultar o Criador. Também os brancos acabarão
um dia talvez mais cedo do que todas as outras tribos.
[50] Contaminai os vossos rios e uma noite morrerão afogados
nos vossos resíduos.

Contudo, caminhareis para a vossa destruição, iluminados
pela força do Deus que vos trouxe a esta terra e por algum
desígnio especial vos deu o domínio sobre ela e sobre o
[55] homem vermelho. Este destino é um mistério para nós,
pois não compreendemos como será no dia em que o
último bisonte for dizimado, os cavalos selvagens
domesticados, os secretos recantos das florestas
invadidos pelo odor do suor de muitos homens e a visão
[60] das brilhantes colinas bloqueada por fios falantes. Onde
está o matagal? Desapareceu. Onde está a águia?
Desapareceu. Termina a vida começa a sobrevivência.”

(http://mnemosyne.blog-city.com/a-carta-do-indio-seatllemanifesto-da-terramae.htm )

 

Os trechos abaixo foram modificados do texto original. Assinale a opção cuja pontuação NÃO ficou de acordo com a norma padrão da Língua.

A

Nas vésperas de inaugurar com orgulho da raça seu terceiro milênio cristão e o centésimo da espécie, a humanidade descobriu um novo mundo: o planeta verde da Amazônia brasileira. (Texto II, linhas 1 a 4)

B

O homem morrerá de solidão espiritual se todos os animais desaparecerem. (Texto IV, linhas 30 e 31)

C

Internacionalizaremos as crianças, tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. (Texto III, linhas 24 a 26)

D

Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo, como um patrimônio da humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver. (Texto III, linhas 28 a 31)