ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

Para responder à(s) questão(ões) a seguir, conside

Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo, linhas iniciais do conto “Atualidades francesas”.

 

No meio da noite é acordado bruscamente. É o pai que, apavorado, o sacode violentamente.

− Prenderam o Tiago, Leo! Você tem de fugir.

Atarantado, senta na cama e começa a explicar: Tiago é militante, ele não; só tomou parte em manifestações estudantis, coisas inócuas; o pai, porém, não quer saber de nada; já telefonou a um amigo, já falou com o advogado, já decidiu: o filho tem de sair do país. Imediatamente. Leo não discute. Arruma depressa suas coisas. De madrugada embarca no Colossus, com destino à França. Em Paris, aloja-se num precário hotel do Quartier Latin. Espera voltar breve, tão logo se desfaçam os temores e as apreensões. Mas não voltará breve. Seis anos se passarão; o pai morrerá e logo depois a mãe; sem parentes, sem amigos, ele já não terá motivos para retornar.

 

(SCLIAR, Moacyr. Contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 50)

 

 (Puccamp 2016) É correta a seguinte afirmação:

 

A
Com a contextualização necessária, a transposição de – Prenderam o Tiago, Leo! Você tem de fugir para o discurso indireto produz a seguinte formulação, clara e correta: “O pai avisou ao Leo que prenderam o Tiago e que ele tinha de fugir”.
B
Em só tomou parte em manifestações estudantis, coisas inócuas, o segmento destacado caracteriza manifestações estudantis e expressa uma avaliação objetiva e imparcial.
C
No trecho De madrugada embarca no Colossus, com destino à França. Em Paris, aloja-se num precário hotel do Quartier Latin, a passagem do tempo vivido é indicada pela correlação entre com destino à França e Em Paris.
D
Diferentemente, por exemplo, de um adjetivo, o advérbio não admite nuances de sentido, como se vê em já falou com o advogado e já não terá motivos para retornar, em que já traz a mesma exata ideia de “anterioridade”.
E
No que segue a Leo não discute, não se tem evidência de elemento que produz coesão textual, a não ser na última frase do trecho, em que surge o pronome ele.