ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Puccamp 2016) Para responder à(s) quest(ões) a se

(Puccamp 2016)  Para responder à(s) quest(ões) a seguir, considere o trecho abaixo, do romance Dois irmãos, do escritor amazonense Milton Hatoum.

 

Cresci vendo as fotos de Yaqub e ouvindo a mãe dele ler suas cartas. 1Numa das fotos, posou com a farda do Exército; outra vez uma espada, só que agora a arma de dois gumes dava mais poder ao corpo do oficial da reserva. Durante anos, essa imagem do galã fardado me impressionou. Um oficial do Exército, e futuro engenheiro da Escola Politécnica...

Já Omar era presente demais: seu corpo estava ali, dormindo no alpendre. O corpo participava de um jogo entre a inércia da ressaca e a euforia da farra noturna. Durante a manhã, ele se esquecia do mundo, era um ser imóvel, embrulhado na rede. 2No começo da tarde, rugia, faminto, bon vivant em tempo de penúria. Era, na aparência, indiferente ao êxito do irmão. 3Não participava da leitura das cartas, ignorava o oficial da reserva e futuro politécnico. No entanto, mangava das fotografias expostas na sala. 4“Um lesão com pinta de importante”, dizia, e com uma voz tão parecida com a do irmão que Domingas, assustada, procurava na sala um Yaqub de carne e osso. A mesma voz, a mesma inflexão. Na minha mente, a imagem de Yaqub era desenhada pelo corpo e pela voz de Omar. Neste habitavam os gêmeos, porque Omar sempre esteve por ali, expandindo sua presença para apagar a existência de Yaqub.

 

Obs.

bon vivant: homem alegre, que valoriza os prazeres da vida.

 

mangar: caçoar, expor ao ridículo.

 

 É adequado o seguinte comentário envolvendo sentidos do último parágrafo:

A

a) A imitação debochada que fazia do modo de falar de Yaqub era a maneira como Omar manifestava o seu desdém pelo irmão.

B

b) O impacto da fala de Omar em Domingas era único, não tinha semelhança com o que ocorria com nenhuma outra personagem.

C

c) Se o fato de não participar da leitura das cartas indicava que Omar era indiferente ao irmão, o fato de mangar das fotografias expostas na sala negava essa indiferença.

D

d) A frase “O corpo e a voz de Omar desenhou na minha mente a imagem de Yaqub”, em substituição ao penúltimo período, não altera traço algum do sentido original.

E
e) A substituição da palavra porque na última frase por “enquanto” não prejudica o sentido original