(PUC/Camp - 2017) Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
Brás Cubas busca articular a política de domínio paternalista, sob fogo cerrado nos anos 1870, com aspectos da onda de ideias cientificistas europeias do tempo – especialmente no que tange ao darwinismo social como forma de explicar a origem e a reprodução das desigualdades sociais.
CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis Historiador.São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 96.
Os altos índices de pobreza, o aumento das desigualdades sociais e a precária condição de trabalho nas fábricas, entre outros fatores, contribuíram para o crescimento do movimento operário na Europa, no século XIX. Diversas organizações operárias sofreram influência do socialismo e do anarquismo, ideologias que postulavam, respectivamente
a ação armada para intensificar a luta de classes; e a proposta de que a sociedade se organizasse em comunidades operárias, denominadas falanstérios.
a aliança entre trabalhadores e burguesia para a destruição do sistema capitalista; e a ditadura do proletariado, organizado em sindicatos.
a construção de um Estado forte, proletário, clerical; e a crença na existência de uma fraternidade natural entre os homens.
o avanço revolucionário rumo ao desenvolvimento de uma sociedade sem classes; e o autogoverno dos trabalhadores.
a supressão da propriedade privada e das fronteiras nacionais; e a destruição do Estado burguês para a livre organização da sociedade em comunas.