(Puccamp 2017)
Não há dúvida de que a Semana havia sido concebida pelos seus idealizadores para causar furor, marcar uma data, gerar atritos e instaurar-se como marco simbólico de uma transformação. Sem reações de desagrado, sem polêmica e sem vaias, o plano corria o risco de naufragar. A imprensa, aliás, já tocara na ferida, na cobertura da primeira noite, ao notar que a expectativa hostil do público se transformara em aplausos – o oposto do que se esperava de um acontecimento futurista (...).
GONÇALVES, Marco Augusto. 1922. A semana que não terminou.
São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 299.
Vários dos artistas que participaram da Semana acima mencionada provinham de famílias paulistas que haviam enriquecido com a produção de café. O cultivo desse grão, naquele contexto
encontrava-se em plena expansão pelo Oeste Paulista graças à “política do café com leite” proporcionada pela criação da Bolsa Oficial do Café, que garantia incentivos e benefícios aos fazendeiros de café, ora em Minas Gerais, ora em São Paulo.
vivia delicada crise no estado de São Paulo devido ao esgotamento da fertilidade das terras do Vale do Paraíba, à perda de seu potencial lucrativo advinda do recente fim da escravidão e da queda do preço do grão no mercado mundial.
tinha rendimentos garantidos pelo governo, desde o Convênio de Taubaté, por meio de estratégias polêmicas, como a compra de excedente de produção e a desvalorização cambial para favorecer as exportações da oligarquia cafeeira.
sofria a concorrência das primeiras indústrias paulistas, uma vez que os agricultores, insatisfeitos com a política do Instituto do Café de São Paulo, vendiam suas terras para se dedicarem à fabricação e exportação de produtos leves.
passava por um processo de modernização e mecanização, graças ao aproveitamento de antigos engenhos centrais e usinas voltadas à cana de açúcar, não mais cultivada no país, para a produção cafeeira em larga escala.