(Puccamp 2017) A primeira bomba japonesa cai às 7h55. A força-tarefa estava estacionada a trezentos e setenta quilômetros das ilhas Havaí. 190 aviões haviam partido para a primeira onda de ataques. A segunda foi levada a cabo com outros 170 aviões. Os danos norte-americanos foram pesados, mas nem todos irreparáveis para a marinha. Foram definitivamente afundados três couraçados. Mais perdas sofreram a força aérea da marinha e do exército. Morreram 2.403 norte-americanos.
In: VIGEVANI, Tulio. A Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Moderna, 1986. p. 38.
O texto descreve um acontecimento que pode ser associado
ao ataque japonês em 1941 em Pearl Harbor, a maior base naval norte-americana no Pacífico sul, precipitando a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
ao domínio dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial que, ao conquistar regiões gigantescas e estratégicas na Europa, provocou o ataque em Pearl Harbor, em 1941.
à crescente turbulência política que criou um clima psicológico favorável ao nacionalismo e ao militarismo e estimulou o ataque japonês em Pearl Harbor, no Pacífico sul, em 1941.
à retirada das tropas japonesas da Indochina pelos Estados Unidos e a normalização das relações políticas no Pacífico sul que foram responsáveis pelo ataque japonês em Pearl Harbor, em 1941.
à hegemonia militar japonesa em regiões estratégicas do Pacífico sul que estimulou o ataque norte-americano em Pearl Harbor em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial.