(PUC/RJ - 2017) No Brasil, entre os anos de 1945 e 1964, vivenciou-se um momento de ampliação da participação popular na política e de renovação da possibilidade de livre associação e circulação de ideias. Ainda assim, os limites impostos pelo ambiente da Guerra Fria e pelas resistências de determinados setores da sociedade à experiência democrática brasileira de 1945-1964 não podem ser desconsiderados.
Sobre este período, é INCORRETO afirmar que:
embora todos os presidentes eleitos no período tenham tomado posse, ocorreram diversas tentativas de golpe e de anulação de eleições.
a despeito do contingente eleitoral ter aumentado significativamente, uma ampla parcela da população composta por analfabetos não tinha direito ao voto.
diversos jornais com distintas orientações políticas e partidárias mantinham expressiva circulação e buscavam aproximar-se do grande público.
a participação do Partido Comunista do Brasil (PCB) em todos os pleitos eleitorais evidencia a livre organização partidária então vigente.
instrumentos de combate às fraudes e coação eleitorais como a cédula única oficial, instituída em 1955, visavam a garantir o livre exercício do voto.