(UFU - 2021 - 1ª fase) A esposa colérica, o escravo astuto, o jovem apaixonado sem dinheiro, a meretriz, o parasita social. Esses são alguns dos personagens mais notórios da comédia de Plauto, dramaturgo romano nascido no século III a.C., cuja obra está entre os textos literários mais antigos preservados em latim. Pouco se sabe da vida de Tito Mácio Plauto (em latim, Titus Maccius Plautus). Sua biografia é conhecida apenas por testemunhos indiretos. Ele teria nascido em Sarsina, na região central italiana da Úmbria, por volta de 255 a.C. Há registros de que foi para Roma ainda jovem, possivelmente para trabalhar em bastidores de teatro, e tornou-se ator. Perdeu todo o seu dinheiro em um empreendimento náutico malsucedido, o que o teria arruinado por completo e o forçado à escravidão por dívida. Um texto do século II d.C. sugere ainda que Plauto começou a escrever peças de teatro justamente para escapar da penúria financeira. O que se conhece do dramaturgo sobrevive por meio de peças que escreveu. Ao todo, atualmente há 21 comédias de sua autoria. A produção de Plauto faz parte da chamada Comédia Nova Romana, ou comédia paliata. O gênero faz parte do período inicial da dramaturgia latina, entre os séculos III e II a.C. da república romana, um momento de florescimento cultural e literário.
TOLEDO, Carolina Rosseti de. O teatro do engano. Revista Pesquisa FAPESP. n. 216, fev. 2014. São Paulo: FAPESP. p. 78 (Fragmento adaptado)
Assinale a alternativa que apresenta conjugações verbais que, no contexto em que aparecem no trecho acima, validam a afirmação de que “pouco se sabe sobre a vida de Tito Mácio Plauto”.
é conhecida; se sabe.
sugere; escapar.
tornou-se; se conhece.
teria nascido; teria arruinado.