(UFU - 2021 - 1ª fase)
Eles vão morrer em Marte
Um reality show pretende levar voluntários para o planeta vermelho em dez anos – mas não pretende trazê-los de volta.
Melissa Ede é um dos 705 candidatos escolhidos em todo o mundo para a segunda fase de seleção da Mars One, uma missão espacial privada, baseada em patrocínio publicitário, que pretende colonizar Marte. Se tudo der certo, os primeiros quatro astronautas podem chegar por lá já em 2025 A ideia é que vivam definitivamente no planeta vizinho, porque a Mars One não planeja uma viagem de volta.
Ir à Marte não é nenhum passeio no parque. As dificuldades começam já na viagem, que pode durar até oito meses. Durante esse período, a exposição à radiação e a tempestades solares será constante. Para evitar o contato, os passageiros terão de se esconder em cápsulas especiais da aeronave. Mesmo sem radiação, o aperto vai ser rotina no caminho de ida (cada astronauta terá menos de 20 m3 para viver), e os quatro passageiros vão ter que racionar 800 kg de comida, 3 mil litros de água e 700 kg de oxigênio.
Mas os desafios serão ainda maiores quando eles chegarem lá. Os intrépidos colonizadores serão responsáveis por produzir o oxigênio que irão consumir (a partir da água que existe no planeta em forma de gelo) e todos os alimentos que vão ingerir até o fim de seus dias (a partir de plantações hidropônicas, uma vez que o solo marciano não serve para plantações).
LOUREIRO, Eliane. Eles vão morrer em Marte. Superinteressante. Ed. 339, nov. 2014. São Paulo: Abril Editora. p. 47-49 (Fragmento adaptado)
No trecho, as expressões “os primeiros quatro astronautas”, “os passageiros”, “os intrépidos colonizadores” fazem referência ao mesmo grupo de pessoas. Sobre o uso de tais expressões, é correto afirmar que elas
são adequadas ao texto, uma vez que podem ser indistintamente permutadas entre si, sem que haja perda de nuances da significação.
são adequadas aos diferentes momentos da exposição da jornalista e produzem efeitos de sentido distintos.
são inadequadas ao texto, uma vez que não são sinônimas e, por isso, não deveriam ter sido usadas para se referirem ao mesmo grupo de pessoas.
são inadequadas ao gênero jornalístico, uma vez que deixam transparecer a opinião da jornalista a respeito da missão espacial.