ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021 - MEDICINA)Abaixo, esto colocados dois

(UFU - 2021 - MEDICINA)

Abaixo, estão colocados dois trechos retirados de O cortiço, de Aluísio de Azevedo. Em ambas as passagens, situadas em diferentes pontos do romance, relata-se como duas das personagens femininas da obra, Bertoleza e Rita Baiana, escolhem seus amantes.

Trecho 1
Ele [João Romão] propôs-lhe morarem juntos, e ela concordou de braços abertos, feliz em meter-se de novo com um português, porque, como toda a cafuza, Bertoleza não queria sujeitar-se a negros e procurava instintivamente o homem numa raça superior à sua.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, s/d, p. 2. Disponível em http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/cortico.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

Trecho 2
Amara-o [a Firmo] a princípio por afinidade de temperamento, pela irresistível conexão do instinto luxurioso e canalha que predominava em ambos, depois continuou a estar com ele por hábito, por uma espécie de vicio que amaldiçoamos sem poder largá-lo; mas desde que Jerônimo propendeu para ela, fascinando-a com a sua tranquila seriedade de animal bom e forte, o sangue da mestiça reclamou os seus direitos de apuração, e Rita preferiu no europeu o macho de raça superior.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, s/d, p.93. Disponível em http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/cortico.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

A) Discorra sobre as concepções, advindas do Naturalismo do século XIX, que servem como justificativa para o comportamento amoroso de Bertoleza e de Rita Baiana, exemplificando sua resposta a partir da análise dos trechos apresentados.

B) A voz narrativa dos romances de tese do Naturalismo, como é o caso de O cortiço, pretende se pautar pelos parâmetros que norteiam o discurso científico, entretanto esse propósito nunca é inteiramente obtido, e o caráter ficcional da narração romanesca prevalece. Tomando como base o Trecho 1 e o Trecho 2, explicite, pelo menos, um modo pelo qual o narrador naturalista se adequa às normas do discurso científico e ao menos um modo pelo qual o narrador se deixa guiar pela ficção.