(UFU - 2021 - 1ª fase) A gestão da emoção procura mitigar, minimizar ou até eliminar a “inveja sabotadora” e expandir e encorajar a “inveja espelho”. A inveja espelho é definida como aquilo que uma pessoa não tem, mas gostaria de ter, e aquele que deseja crê que tem a capacidade para conquistá-lo e se espelha em quem já conquistou para encorajar o próprio potencial. A inveja sabotadora é definida como aquilo que alguém não tem, mas ambiciona ter, e aquele que deseja crê que não tem capacidade para conquistá-lo e procura sabotar quem já conquistou. A inveja espelho promove o desenvolvimento das famílias, das empresas, das cidades, do país; a inveja sabotadora, ao contrário, destrói nações, corporações, sociedades.
CURY, Augusto. Gestão da emoção: técnicas de coaching emocional para gerenciar a ansiedade, melhorar o desempenho pessoal e profissional e conquistar uma mente livre e criativa. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 31 (Fragmento)
Considerando-se o enunciado negritado no trecho, é correto afirmar que os verbos que compõem a sequência verbal “procura mitigar, minimizar ou até eliminar”
constroem uma gradação que vai ampliando a força da asserção exposta no enunciado.
são sinônimos plenos no contexto do enunciado em que aparecem.
podem ser ordenados de qualquer forma sem que se afete a força argumentativa do enunciado.
são usados em sequência fundamentalmente para construir um efeito estético no texto.