(UFU - 2021 - MEDICINA) A formação de leitores não é responsabilidade exclusiva da escola. Ainda que essa assuma, naturalmente, um papel preponderante e não negligenciável, toda a sociedade tem inúmeras responsabilidades. Nesse sentido, como afirmamos noutra obra (AZEVEDO, 2007), consideramos que é imperioso democratizar o acesso à leitura, suscitando o interesse e o debate acerca dela. Se há espaços habitualmente associados a práticas de leitura – por exemplo, nas bibliotecas, nas livrarias ou nas associações culturais –, outros espaços, eventualmente mais inesperados, como associações desportivas, cafés, restaurantes, jardins, lojas ou transportes públicos, podem/devem ser percebidos, igualmente, como lugares conaturais ao exercício e à consolidação de comunidades leitoras.
AZEVEDO, F., BALÇA, A. (Org.). Leitura e Educação Literária. Portugal: Pactor, 2016. p. 7. (Fragmento)
No trecho, os termos “naturalmente” e “eventualmente”
são marcas do modo como o autor avalia os conteúdos sobre os quais tais termos incidem.
eximem o autor da responsabilidade sobre o conteúdo expresso nos trechos sobre os quais tais termos incidem.
exprimem o mesmo grau de certeza em relação aos conteúdos sobre os quais tais termos incidem.
são usados no texto fundamentalmente como adornos, sem relação com a atitude avaliativa do autor frente ao que diz.