(UFU - 2021 - MEDICINA) O romance A cor púrpura, de Alice Walker, tem forma de narrativa epistolar, em que são apresentadas principalmente cartas que as irmãs Celie e Nettie escreveram durante anos. Nesse formato de romance, várias características típicas do gênero epistolar são agregadas ao texto ficcional.
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a presença de elementos da epistolografia em A cor púrpura.
Como Celie é praticamente analfabeta, suas cartas são mais superficiais e menos reflexivas do que as cartas escritas por Nettie, que havia sido corretamente alfabetizada na escola e depois por missionários.
As cartas de Nettie são mais objetivas, porque são dirigidas especificamente à irmã; as cartas de Celie são mais digressivas, já que nem sempre têm destinatário claro, cumprindo, às vezes, a função de autoconhecimento.
O romance ordena sua narração de modo cronológico, ou seja, alterna as cartas das irmãs, visando respeitar a ordem em que elas foram escritas, assim pode-se comparar melhor a diferença da vivência de cada uma delas.
A organização da coletânea de cartas é ficcionalmente atribuída à neta de Celie que, comovida com a história de suas ancestrais, lida com as cartas como forma de entender e de valorizar sua identidade de mulher negra.