ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021)Nos bons velhos tempos dos suplementos

(UFU - 2021)

Nos bons velhos tempos dos suplementos literários dominicais, havia no Rio um colaborador modesto, mas assíduo de todos eles, famoso ou notório porque seus artigos sempre começaram com a mesma frase e com origem dos tempos. Pediram a ele uma nota sobre o último concerto sinfônico com obras de Beethoven e Berlioz, e ele começou: ‘Já na Grécia antiga...’ Mas, quando pediram a ele um artigo sobre o conto contemporâneo no Ceará, ele começou assim: ‘Já na Grécia antiga...’. Seguindo esse grande exemplo, eu poderia iniciar o presente texto sobre A interpretação dos sonhos de Sigmund Freud com as palavras: ‘Já no Egito antigo...’, pois sempre houve esses livrinhos de interpretação dos sonhos para o uso da copa e cozinha.

CARPEAUX, Otto Maria. A interpretação dos sonhos de Sigmund Freud. In: SEIXAS, Heloisa (Org.). As obras-primas que poucos leram. v. 4. Rio de Janeiro: Editora Record, 2006. p. 58. (Fragmento adaptado)

A) Explique o efeito do uso do termo “Mas” no seguinte trecho recortado do fragmento acima: “Pediram a ele uma nota sobre o último concerto sinfônico com obras de Beethoven e Berlioz, e ele começou: ‘Já na Grécia antiga...’. Mas, quando pediram a ele um artigo sobre o conto contemporâneo no Ceará, ele começou assim: ‘Já na Grécia antiga...’”.

B) Explique o sentido da expressão “para o uso da copa e cozinha” no contexto em que ela aparece e reescreva o trecho “Seguindo esse grande exemplo, eu poderia iniciar o presente texto sobre A interpretação dos sonhos de Sigmund Freud com as palavras: ‘Já no Egito antigo...’, pois sempre houve esses livrinhos de interpretação dos sonhos para o uso da copa e cozinha”, substituindo-a por expressão sinônima no referido contexto.