(UFU - 2021 - MEDICINA) Apesar de curto, o conto de Lima Barreto “Quase ela deu o ‘sim’; mas...”, aborda com nitidez as dificuldades e os dilemas da vida dos moradores dos subúrbios cariocas nos princípios do século XX, mas diversos costumes e problemas da época ainda podem ser percebidos nas comunidades periféricas das metrópoles brasileiras.
Sobre a persistência da realidade social, representada no conto até os tempos atuais, assinale a afirmativa INCORRETA.
A situação de D. Emelinda mostra como, desde então, a mirrada pensão de viúva de um funcionário público pobre no Brasil é considerada uma sorte e, até uma regalia, pelas famílias de classe baixa.
Morando com os tios mesmo depois de adulto, João Cazuza assemelha-se a muitos jovens adultos brasileiros que, até os dias atuais, optam por partilhar casa ou terreno com familiares para reduzirem gastos.
Viúva de pouca renda, D. Emelinda melhora a pensão com costuras, permitindo aos filhos estudarem. Situação similar ao que ocorre atualmente, em que boa parte dos lares de classe baixa são sustentados por mulheres.
Vendo o futebol como única oportunidade de ascensão social, João Cazuza, como muitos jovens brasileiros de hoje em dia, dedica-se com afinco ao esporte com o sonho de se tornar um jogador muito rico.