ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021 - 1 fase)Trecho (1) O Essencial sobre

(UFU - 2021 - 1ª fase) 

Trecho (1)

O “Essencial sobre Língua Portuguesa” é uma coleção dedicada à divulgação do conhecimento que tem sido produzido no domínio da linguística, particularmente no que diz respeito ao Português.

LIMA, José Pinto de. Pragmática linguística. Portugal: Editora Caminho. p. 7 (Fragmento adaptado, recortado da Apresentação da coleção que prefacia o livro)

Trecho (2)

Uma visão comum sobre o que é uma língua diz-nos, simplesmente, que ela é um conjunto de termos – um léxico – e um conjunto de regras para a formação de outros termos e de frases – uma gramática. Contudo, léxico e gramática são apenas as pedras e a estrutura de um edifício que fica inerte se não for usado. Uma língua só é viva na medida em que os falantes a usam.

O essencial sobre Pragmática Linguística debruça-se precisamente sobre o uso da língua, sobre as práticas linguísticas dos falantes e sobre a comunicação. O que está em observação são as atividades humanas em que entram a língua. Em função disso, ela se ocupa de temas como a diferença entre dizer e implicar; a prática de delicadeza no uso da linguagem; a estrutura da conversação; e a relação do ato linguístico com o seu contexto.

LIMA, José Pinto de. Pragmática linguística. Portugal: Editora Caminho. (Fragmento adaptado, recortado da contracapa do livro)

Considerando-se os trechos (1) e (2) acima e as referências fornecidas a respeito deles, é correto afirmar que o trecho (2)

A

apresenta um conhecimento do senso comum sobre a língua, – é constituída de um léxico e de uma gramática –, no intuito, fundamentalmente, de levar o leitor a se sentir à vontade com o conhecimento produzido no campo científico.

B

se vale do recurso retórico da metáfora – do edifício – para melhor cumprir seu objetivo, tornando um conhecimento produzido no campo científico mais acessível e prazeroso ao leitor.

C

defende a ideia de que o uso da língua é mais importante que seu léxico e sua gramática, a fim de convencer o leitor da importância de se aprender um pouco sobre a pragmática linguística.

D

argumenta a favor da inserção da Pragmática Linguística no rol dos estudos sobre as etiquetas sociais, uma vez que ela se ocupa da “prática de delicadeza no uso da linguagem”.