(UFU - 2021 - MEDICINA) Antes de começar qualquer atividade física vale contar com a orientação de um especialista. Depois dos 35, 40 anos, principalmente, é essencial avaliar o risco cardíaco. E é fácil. Um teste ergométrico, a medida da pressão e um exame de sangue – com a dosagem de hormônios, colesterol, glicose e ácido úrico – traçam o perfil de risco para os próximos dez anos.
Além disso, duas avaliações facilitam a personalização do treino e também da alimentação. Como uma roupa feita sob medida, a dupla atividade física e dieta varia muito entre um idoso, um atleta, um adolescente e uma mulher. E é aí que entra a calirometria. Nesse teste, um dispositivo mede, por meio da respiração do indivíduo, o seu consumo de oxigênio e quanto gás carbônico libera. Com isso, dá para deduzir o número de calorias que ele provavelmente consome em 24 horas. Costumo dizer que isso funciona como um detector de mentiras. Mas, brincadeiras à parte, saber esse valor faz toda a diferença. Pessoas com biotipo parecido podem queimar quantidades bem diversas de calorias. Todo mundo tem um amigo ou amiga que come muito mal e não engorda.
PEDRINOLA, Dr. Filippo. Um convite à saúde. São Paulo: Editora Abril, 2011. p. 28. (Fragmento adaptado)
No trecho, o autor, o endocrinologista Filippo Pedrinola dá orientações ao leitor a respeito do que deve fazer antes de iniciar uma atividade física. A partir da leitura do trecho e considerando-se os enunciados negritados, é correto afirmar, em relação ao registro de linguagem utilizado, que se trata de um registro
parcialmente adequado para textos de divulgação científica, uma vez que não se pode afirmar categoricamente que “Todo mundo tem um amigo ou amiga que come muito mal e não engorda” por ser essa uma asserção sem sustentabilidade científica.
adequado para textos de divulgação científica, em que se pode valer de registros mais informais de linguagem em função do público-alvo e dos objetivos do gênero do discurso.
inadequado para textos de divulgação científica que, por cumprirem o objetivo primordial de abordar questões de ordem mais técnica, não devem se valer de registros informais.
adequado para textos de divulgação científica, na medida em que o objetivo principal de tais textos é construir para o leitor a imagem de que fazer ciência é legal.