(UFU - 2021 - MEDICINA) Há iniciativas que conseguem fazer que os leitores saiam do cerco cristalizado do conhecido e confortável e conheçam novos autores e gêneros ou se voltem, de modo renovado, aos clássicos. Nesse sentido, o trabalho de ONGs que atuam em territórios vulnerabilizados pelas crises socioeconômicas, programas de leitura que enfatizam mais o encontro entre leitores e os textos do que as estatísticas sobre leitura, propostas de formação e capacitação que dão espaço a novas leituras e pensam os professores como leitores, revistas virtuais e impressas que propõem desafios, todos esses e outros projetos, muitas vezes, abrem caminhos alternativos nos processos de canonização, tão complexos e variáveis.
Assim como a narradora do livro Histórias para Fernández da escritora argentina Ema Wolf mobiliza seu cânone pessoal para inventar histórias cativantes, todo mediador (quem escolhe um texto para editar, quem decide o que vai ler com seus alunos, quem faz uma lista de livros para renovar uma biblioteca, além de tantas outras mediações) está sempre permeado por questões do cânone.
BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. p. 103-104. (Fragmento adaptado)
No segundo parágrafo do fragmento acima, o termo “Assim”
inicia um parágrafo, cumprindo a função de introduzir uma conclusão.
integra a expressão “Assim como”, que cumpre a função de introduzir uma descrição.
integra a expressão “Assim como”, que cumpre a função de introduzir uma comparação.
inicia um parágrafo, cumprindo a função de introduzir uma narração.