(UFU - 2021)
Leia os trechos da peça O noviço, de Martins Pena, em que Florência e Emília estão ambas falando sobre o personagem Ambrósio.
CENA IV
FLORÊNCIA — Se não fosse este homem com quem casei-me segunda vez, não teria agora quem zelasse com tanto desinteresse a minha fortuna. É uma bela pessoa... Rodeia-me de cuidados e carinhos. Ora, digam lá que uma mulher não deve casar-se segunda vez... Se eu soubesse que havia de ser sempre tão feliz, casar-me-ia cinquenta. [...]
CENA VI
EMÍLIA — É minha mãe, devo-lhe obediência, mas este homem, meu padrasto, como o detesto! Estou certa que foi ele quem persuadiu a minha mãe que me metesse no convento. Ser freira? Oh, não, não! E Carlos, que tanto amo? Pobre Carlos, também te perseguem! E por que nos perseguem assim? Não sei. Como tudo mudou nesta casa, depois que minha mãe casou-se com este homem! Então não pensou ela na felicidade de seus filhos. Ai, ai!
A) Com base na peça de Martins Pena, analise a psicologia de Florência e de Emília para justificar por que cada uma delas tem uma visão tão diferente sobre Ambrósio.
B) O excerto acima é retirado de uma peça teatral, cujo enredo é formado a partir das intrigas armadas e desarmadas pelas personagens. Discorra sobre duas estratégias empregadas por Carlos e/ou Emília para se verem livres da vida conventual.